Competição de algoritmos para finanças paga até R$ 20 mil

São Paulo – O BTG Pactual lançou uma nova competição que oferece prêmios de até 20 mil reais para o desenvolvimento de algoritmos de negociação de ativos financeiros. A iniciativa, denominada Stratsphera, é um portal criado pelo banco com o propósito de cultivar uma comunidade de Algo Trading no Brasil. O objetivo por trás da criação destes códigos é reduzir a subjetividade humana nas decisões de movimentações financeiras de investidores individuais (pessoas físicas).

Algoritmos podem ser compreendidos como conjuntos de instruções lógicas finitas escritas em linguagens de programação. Através deles, tarefas podem ser executadas automaticamente e em velocidade superior àquela alcançada por seres humanos.

A primeira etapa da competição teve início nesta semana e será concluída em 20 de julho. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de criar e simular o desempenho de seus algoritmos na plataforma Stratsphera. A segunda fase, que se encerrará em 15 de agosto, consistirá na avaliação do desempenho dos algoritmos desenvolvidos. Os resultados serão anunciados em 17 de agosto, e os três primeiros colocados receberão prêmios no valor de 20 mil reais, 15 mil reais e 10 mil reais, respectivamente.

Para apoiar o desenvolvimento dos algoritmos, a plataforma do BTG Pactual disponibiliza um conjunto de dados abrangendo os mercados brasileiro e estadunidense. Essa biblioteca, com registros que remontam a 2007, inclui informações como índices do Ipea e dados do Twitter.